Assessment
Avaliação de Potencial

O ASSESSMENT / AVALIAÇÃO DE POTENCIAL da Futura RH consiste no diagnóstico estratégico de competências – das habilidades, potencialidades e comportamento, do indivíduo ou do grupo de indivíduos, de acordo com os parâmetros definidos pelo cliente. Através de metodologia comprovadamente eficaz, as consultoras especializadas da Futura RH avaliam a capacidade potencial atual e futura, bem como as competências gerenciais e estilos de liderança do profissional, examinando a aderência às características requeridas pela empresa.


Utilizado principalmente para seleção, promoção, coaching, mapeamento e retenção de talentos, lideranças, planejamento de carreira e planos de sucessão, permite a identificação dos gaps – pontos fortes e a desenvolver dos avaliados, fornecendo subsídios importantes para a gestão estratégica de RH.

Os relatórios gerenciais da Futura RH são gerados com informações claras e objetivas, contendo, entre outros, indicadores e gráficos de escala de retenção e riscos de perda do profissional, fatores de motivação, domínios habilidade, motivação e resultados. Este mapeamento obedece, em linhas gerais, as seguintes etapas:

mac2

 
• Análise do currículo e carreira profissional;
• Autoavaliação;
• Aplicação de testes específicos de avaliação psicológica;
• Entrevistas individuais por competência, presenciais ou via skype;
• Elaboração do relatório de perfil individual;
• Apresentação técnica dos resultados para os gestores de RH;
• Feedback ao avaliado.

O modelo de Feedback praticado pelas consultoras da Futura RH valoriza o ser humano, criando um ambiente de confiança e respeito. É, neste momento, que o indivíduo se abre para o aprimoramento do autoconhecimento e para a conscientização da importância de evoluir integralmente, enquanto pessoa e profissional.
As consultoras da Futura RH são treinadas e credenciadas pela Moityca Eficiência Empresarial, para a utilização do teste de personalidade L.A.B.E.L.® (Lista de Adjetivos Bipolares e em Escalas de Likert), instrumento de Método Funcional desenvolvido na Universidade de Lausanne na Suíça por F. Gendre e All. Foi aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia em outubro de 2004 e é o único instrumento de avaliação psicológica de Método Funcional que mede a maioria dos traços normais de personalidade em ambiente profissional. É hoje utilizado, em larga escala, como ferramenta estratégica na gestão de RH em grandes empresas, no Brasil e no exterior.